06 março 2010

Castelo de Ródão

Pertencente à Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, o Castelo de Ródão, também conhecido por Castelo do Rei Wamba, sendo este um guerreiro visigodo que terá vivido na antiga Hispânia, tem uma vista fantástica e panorâmica sobre o Rio Tejo!

É composto por uma torre-atalaia de forma quadrangular, sendo popularmente chamada de torre de menagem, envolvida por uma muralha! À sua volta, cerca de 150metros, ergue-se também a Capela de Nossa Senhora do Castelo.

Lenda do Rei Wamba
"Diz-se que nesta região vivia o rei Wamba, um guarda da Egitânia que combatia os Mouros.
Certo dia, a mulher do rei Wamba caíu de amores pelo rei mouro e este, para a raptar, tentou fazer um túnel que passaria por baixo do Tejo. No entanto os cálculos foram mal feitos e o buraco saiu ao nível das águas. Descobrindo a finalidade do buraco, e vendo a paixão que a sua mulher manifestava pelo outro, o Rei Wamba ofereceu-a então ao outro Rei como presente, mas atada à mó de um moinho, rolando pelas encostas até ao Rio Tejo. Pelo sítio onde passou a mó com a mulher do Rei Wamba atada nunca mais nasceu qualquer vegetação, conforme hoje ainda se pode verificar no local".
(Lenda retirada do site: Guia da Cidade)



As paisagens de perder a vista e de envolver os corações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não sei o que supor do teu silêncio. Escreve!(...)"
João de Deus