13 março 2010

Piodão

Das mais bonitas Aldeias Históricas de Portugal e em xisto, Piodão localiza-se na Serra do Açor, concelho de Arganil!
As suas casas típicas, abrigadas dos ventos, trepam a encosta! O azul, da madeira das casas, é como um símbolo em Piodão! Faz parte da estrutura arquitectónica da aldeia e é engraçadíssimo, vermos ao longe as casinhas em xisto e à volta das portas e das janelas, a madeira pintada de azul!


No meio de tanta cor mais escura, xisto e azul, a Igreja do séc. XVII vem realçar no centro da aldeia! =)


As pessoas são extremamente simpáticas, acolhedoras e preocupadas! Admito que fiquei bastante surpresa! Mas ao mesmo tempo deliciada =) Dá vontade de ficar mais tempo a conversar!


Quem visitar esta aldeia pode também passar pelo Núcleo Museológico de Piodão e ficar a conhecer um pouco mais dos costumes, tradições e modos de vida da antiga gente que aqui vivia! O turismo também é outro ponto que renasceu com força... alojamento, restauração e ainda, diversas lojinhas à entrada da aldeia com as coisas mais tradicionais... Licor, que é uma maravilha e que trago comigo sempre que lá vou, mel, pão, as casinhas pequenas em xisto e muitas outras coisas da terra!


Estas aldeias como Piodão, enriquecem-me os olhos com a sua beleza natural, a sua nostalgia e simplicidade! Mas também me enaltecem a alma e o coração, sentindo-me quente e confortável! É difícil de explicar tanta sensação única mas é tão maravilhoso, ouvir cada som produzido pela natureza e sentir! Sobretudo sentir o calor de cada som, de cada movimento que o vento faz, da água que corre! São uma infinidade de sons que não acabam e que me fazem sentir tão maravilhosamente bem! A Piodão já fui 3 vezes... e vou continuar a ir em busca da paz e da harmonia que aqui existe... vou continuar a passar por aqui para encontrar o meu alento tão desejado... o meu porto de abrigo de uma sociedade fugitiva do tempo!


P.S.: As fotos não são as melhores! Mas já estava a ficar mais tarde quando chegamos ao Piodão! Mas também o importante não são as fotos mas sim as imagens que guardamos dentro de nós =)

Um comentário:

"Não sei o que supor do teu silêncio. Escreve!(...)"
João de Deus