19 agosto 2010

Belmonte

Uns dias de férias e uma visita até Belmonte, pertencente ao distrito de Castelo Branco, região centro e sub-região da Cova da Beira.

"Pedro Álvares Cabral, o descobridor,
De Belmonte, é filho, do Brasil, é pai.
Com a cruz numa mão e a bússula noutra,
Para trás, ficou a "terra nostra"
Navegando à aventura como armador.

Terra que deixou ir um filho,
E adoptou outros: os judeus.
Um segredo mais bem guardado, 
à sombra de aparências, entre os seus."
Já quase não me recordava de Belmonte, uma vez que era mais nova quando aqui passei... Contudo é uma vila fantástica e cheia de história... com momentos bons para recordar! 
Castelo de Belmonte

 Bela Vista


Foi aqui que terá nascido o descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral. E foi aqui também que tomei conhecimento da feira medieval do artesão que terá acabado no dia anterior a ter visitado a vila, por coincidência, visto não ter conhecimento! Porém, fiquei com uma vontade enorme já que nunca fui a nenhuma feira deste género e deve ser espectacular "ver" recriações de outros tempos, num ambiente totalmente diferente... Essa vontade ficou ainda mais acentuada depois de ter visto alguns enfeites, cavalos e camelos. Estavam a desmontar as coisas! 


 Casas Tradicionais




 
Belmonte, é sem dúvida um bonito local a visitar! Uma sugestão a recomendar a todos aqueles que procuram história, artesanato, feiras, natureza e belas paisagens de Portugal!

Vou querer voltar! Com mais tempo, de modo a explorar muito mais a região, ao invés de ser tão à pressa como desta vez! E vou querer, para o próximo ano, vir conhecer feira medieval!
Mas para além da feira medieval do Artesão que se dá a meados de Agosto, há ainda a Festa da Santa Bebiana a 2 de Dezembro, o Festival do Cogumelo que ocorre a meados de Outubro a meados de Dezembro e, a Festa de N.ª Srª da Esperança a 26 de Abril :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não sei o que supor do teu silêncio. Escreve!(...)"
João de Deus